quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

1:9 O Serviço de Paulo

"Porque Deus, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, me é testemunha de como incessantemente faço menção de vós".

Paulo servia a Deus de espírito, ou em outras traduções de coração. Ou seja, Paulo servia com todo o seu ser, com toda sua vontade. Ele se empenhava no serviço para Deus. E assim devemos ter na igreja, na Obra de Deus, este coração de Paulo. Uma atitude verdadeira, interessada em Deus e não no homem. Não em si mesmo. Lloyd Jones conta que em muitos cultos com os líderes de sua igreja, podia ver-se-á todos orando como "santos" falando baixinho, fingindo uma postura "amigável". E que logo depois quando se reuniam para tomar decisões, essas pessoas se tornavam verdadeiros demônios.

Paulo não, servia em espírito. Não buscava a glória dos homens, não queria aparecer. Não era por inveja, não era pra provar nada pra ninguém. Ele servia no seu interior, com tremor e temor. Não apenas no exterior como diz em 2Cor. 4:2 "Antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo o homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade."

Minha família é cheia de pastores, meu avô, meu pai, meu irmão... E é comum as pessoas brincarem comigo, ou não, dizendo: "e aí quando vai virar pastor?" como se eu realmente pudesse decidir ser pastor ou não. Mas não, não quero ser pastor e creio que nunca o serei. Diferente de alguns que "sonham" em ser pastor.

Deus é quem escolhe isso, ele é quem chama. a obra é viver 24hs por dia. E não só aos domingos. Vejam Jonas que fugiu de Deus, vejam Jeremias, ele queria parar de pregar "Então disse eu: Não me lembrarei dele, e não falarei mais no seu nome; mas isso foi no meu coração como fogo ardente, encerrado nos meus ossos; e estou fatigado de sofrer, e não posso mais." Mas não conseguiu, porque ele foi verdadeiramente chamado por Deus para exercer essa obra. E a obra que vem do interior, essa traz vida. Que erro enorme fazer a obra sendo algo obrigado e mecânico do exterior!

Um missionário do Oriente médio, que nos visitou recentemente. Disse que muitos querem "fazer missões" naquele continente, mas que ele mesmo não os deixa. Pois sabe que eles não estão preparados, e quem não está preparado atrapalha! Não é bom querer fazer algo no Reino, quando você não foi chamado por Deus para aquilo.

Vejam, Paulo servia no espírito, o que é o contrario da carne. E fazer a obra pela carne é um erro. Não da frutos. Porque quem faz pela carne quer se gloriar na carne, e a obra sincera é aquela que gloria a Deus. E o que tem acontecido muito nas igrejas, são pregadores que falam de si mesmos. E são os cultos que mais lotam! Porque os ouvintes preferem ouvir histórias legais que saciem sua carne, do que a doutrina de Deus.

O que falar da carne, é: cuidado com o zelo carnal. É difícil diferenciar entre o zelo espiritual e o carnal - que pode levar ao orgulho. A melhor maneira de agirmos quanto a isto, é sermos sinceros com nós mesmos. É orarmos e pedir para Deus nos examinar, é olhar para dentro de nós. Será a melhor maneira de saber.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

1:8-11 Deus e Paulo

"Primeiramente dou graças ao meu Deus por Jesus Cristo"

Vamos analisar agora tudo o que Paulo fala com respeito a si mesmo. Ele utiliza a palavra "primeiramente" ele está sendo formal e pontuando sua fala. Mas ele nunca irá dar o segundo ponto! Com isso podemos observar o coração de Paulo no momento em que fazia esta carta. Ele se empolga, e esquece a formalidade do "sermão."

Depois "ao meu Deus" Paulo se refere a Deus com "Meu Deus" uma característica que pode ser vista também no salmista "O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio." Que é conhecido como homem com o coração segundo a Deus. Nisso vemos que Paulo tinha grande intimidade com Deus.

Para agradecer, ele ainda diz "por Jesus Cristo". Ele se lembra de que é pelo sangue! Não há outra maneira de se chegar a Deus. Não como pessoas que dizem orar para o "mesmo Deus, o Deus de todos" mas que se esquecem de Cristo. Não existe nenhum acesso ao verdadeiro Deus se não for mediante Jesus.

"Pedindo sempre em minhas orações que nalgum tempo, pela vontade de Deus, se me ofereça boa ocasião de ir ter convosco.Porque desejo ver-vos, para vos comunicar algum dom espiritual, a fim de que sejais confortados;"

Paulo era uma pessoa com a personalidade forte, uma vontade impetuosa. Ele submeteu tudo isso a vontade de Deus, quando vemos a vontade dele em visitar os romanos. Lembrava dos romanos nas orações, e desejava vê-los fazia tempo. Mas tinha sido impedido pelo próprio espírito de ir a Roma. No final desta carta no capítulo 15, versos 22 e 23 Ele planeja visitá-los depois de ir a Espanha. O homem faz planos, mas, é Deus quem decide o final. E Paulo que era o grande apóstolo, não foi "favorecido por Deus" para ir para Roma quando ele quis.

O que acontecia era que na Ásia ainda precisava ser pregada a palavra de Deus, e esse foi um dos maiores obstáculos para que Paulo não pudesse ir para Roma. Outras coisas aconteceram como o apóstolo ter adoecido. Aprendamos com Paulo, que sabia ver nas circunstâncias reais a vontade de Deus.

Quantas vezes vemos pessoas, principalmente incrédulos, falarem que só servirão a Deus quando verem um grande sinal! Ou os próprios crentes, que também vivem esperando sinais miraculosos e grandiosos para entender a vontade de Deus. Mas Deus muitas vezes está agindo debaixo do nosso nariz pelas coisas naturais, e ignoramos isso.

O que falar de Paulo, é que no fim ele só irá chegar a Roma quando estiver preso e acorrentado! E olha que ele orava mais de anos para ir para Roma e nunca pode ir pra lá da maneira como quis.