segunda-feira, 22 de julho de 2013

1:1 Paulo Apóstolo


"Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus"
Hoje em dia existe uma revolta para quem se auto designa-se a si mesmo um apóstolo! Mas vejamos que Paulo disse ser chamado para ser apóstolo. Porque ele o diz? Estaria ele se vangloriando? Na verdade não. Ele tinha um problema, ele era um apóstolo especial, digamos assim. Vejamos as características da palavra apóstolo: Enviado, Mensageiro, encarregado de uma mensagem em nome de alguém, testemunha, carta testemunhável, pregador, missionário, fundador de igrejas.



É como que se Jesus entregasse uma carta para cada apóstolo com a Sua assinatura permitindo que cada um deles O representassem. Como se cada um fosse um próprio Jesus. Mas esta designação deveria ser dada pelo Próprio Jesus! As duas características dos apóstolos eram:


1. Deveria ter visto Jesus ressurreto.
2. Deveria ser chamado pelo próprio Jesus para ser apóstolo.


O apóstolo recebia poderes especiais,
ele era um "super herói" de Cristo!
Tinham autoridade de ensino e de cura fascinante! Até a sombra e as roupas deles curavam! Voltando ao problema de Paulo, ele não tinha visto Jesus, como ele poderia então ser considerado apóstolo? Acontece que no momento em que Paulo viu uma luz brilhar, narrado em Atos, ele teve um verdadeiro encontro com o próprio Jesus! Portanto ele realmente O viu! Mas por causa disso, muitos não tinham confiança nele!
Achavam que era um enganador!


Por este motivo Paulo lutava em dizer que realmente era um apóstolo! vemos em suas epístolas, frases como: " Não vi também Jesus ressurreto?""Fui chamado como um fora do tempo" E realmente o foi. Mas e se Paulo estivesse mentindo? A melhor forma de averiguarmos isto é olharmos as suas obras. Vejam o dom de ensino de Paulo! ele repreendeu até o próprio Pedro! Lhe foi dada autoridade até sobre Pedro! Vejam suas cartas, Nenhum homem poderia ter lhe ensinado assim, a não ser o próprio Jesus! Os apóstolos desse tempo porém acabaram em Paulo, então me perguntam, porque não podem existir apóstolo assim como Paulo hoje em dia?

Ef. 2:20 "edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, tendo por pedra angular o próprio Cristo Jesus".

A palavra de Deus já foi finalizada. E esses apóstolos, assim como os profetas, não existem mais. Porque eles participaram da revelação da Palavra. E a profecia acerca da revelação cessou. Vejam a palavra Fundamento, ou Alicerce. Sabemos que o alicerce se coloca apenas uma vez. Se não fosse assim, a bíblia poderia estar sendo escrita até os dias de hoje.


O que se existe hoje é os profetas da inspiração, que ajudam a igreja, mas nao no aspecto da revelação. E os "apóstolos" de hoje em dia, obviamente não foram chamados pelo próprio Jesus. E isso não podemos confundir. Trata-se apenas de nomenclatura, usar o nome como representação de que ele está sendo enviado para levar o evangelho e fundar igrejas. Pois essa era também uma função dos Apóstolos.

Podemos aplicar isto refletindo se podemos ser considerados por Jesus representantes Dele. Que penso eu, buscar ser parecido com Jesus, é uma busca do cristão aqui na terra até a morte.

Nenhum comentário: