sexta-feira, 30 de outubro de 2009

1:1 Saulo e Paulo

"Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo,
separado para o evangelho de Deus"
Paulo era um fariseu, conhecido outrora como Saulo. Saulo então, este fariseu, era um religioso extremista. Os fariseus eram aqueles que o povo respeitava como os verdadeiros "homens de Deus". Mas sabemos que se Jesus condenou alguma coisa, foi a religião. A religião é algo que mata, que nos torna mecânicos, que conduz o homem a praticar atos infundados.

Jesus nunca trouxe uma nova religião! Jesus disse apenas "Siga-Me!" Existem momentos em que é preferível dizer apenas que somos seguidores de Jesus. Principalmente hoje em dia quando "ser crente, ser evangélico" é muitas vezes ser a pessoa chata que quer convencer na força os outros a se converterem. É usar de frases prontas, é "amarrar" tudo o que acontece. É ser conhecido como o chato/ignorante e que da dinheiro pro pastor.

Os fariseus eram religiosos, porém respeitados. Normalmente orgulhosos, andavam de forma a não encostar nos outros, penduravam versículos nas roupas e por aí vai... Saulo era alguém assim, achava ser santo, mas era uma santidade falsa. Era uma santidade criada pelos homens, santidade para ser vista e admirada por homens. Agora, Paulo, era alguém que tinha sido separado por Deus! A sua santidade era verdadeira!

E ainda mais, Paulo foi separado para o Evangelho. A palavra evangelho caiu no uso comum e não é mais a palavra que deveria ser. Não traz um sentido significativo. Mas Paulo sabia muito bem o que era o Evangelho! A "Boa nova" não era meramente um outro sentido da palavra, que Saulo teria aprendido na escola dominical. Não.

O Evangelho para Paulo lhe trazia real felicidade. Ele compreendia muito bem a sua pecaminosidade, sabia que o preço pago por Jesus era inestimável! Sabia que não merecia tamanha graça! E isto tornava Paulo mais humilde, não procurava mais a sua glória diante dos homens e sim mostrar a glória de Deus para os homens! Podemos ver agora, todo este contraste entre Saulo e Paulo.

Nenhum comentário: