terça-feira, 27 de outubro de 2009

1:1 Prisioneiro em Cristo




"Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus"

Paulo começa apontando Jesus. mostrando a importância de EM QUEM ele crê. Deixamos muitas vezes que outras coisas se tornem mais importantes. Olhamos pras bênçãos, olhamos para a Obra. eNos esquecemos de Jesus. É a famosa frase "nos preocupamos com a obra de Deus, e nos esquecemos do Deus da obra". Creio que o certo é sempre nos concentrarmos mais Nele.

Se pudéssemos fazer um gráfico de crescimento espiritual, seria nos prendendo em Deus e nos largando de nós mesmos. Largando o nosso EU sempre mais. E estando mais perto Dele proporcionalmente.

Servo. Escravo, prisioneiro, cativo. É neste sentido que Paulo está falando. É o homem se tornar um verdadeiro prisioneiro no Senhor. Antes éramos todos prisioneiros do mundo, prisioneiros do diabo e do pecado. Agora somos prisioneiros de Deus, prisioneiros de Jesus.
Certo dia fiz um comentário em uma célula falando sobre sermos prisioneiros em Jesus. Alguns não concordaram, acharam que era loucura sermos prisioneiros de Deus. Falaram que: "Em Deus nós somos livres! que absurdo isso de ser um escravo de Deus!" Mas é essa a palavra que o Apóstolo usou. Realmente somos livres - livres do pecado!

Mas não existe meio termo nas coisas espirituais. Ou estamos em Jesus, ou estamos no pecado. É como a pílula do filme Matrix. Ou uma ou outra. E a partir do momento que você está em Deus, você está declarando que ele é dono de sua vida. Está se entregando totalmente. Ele se torna o seu Senhor. E temos que obedecê-lO!

Infelizmente algumas pessoas olham esta palavra prisioneiro como algo ruim, simplesmente pela palavra e a idéia de prisão ser algo ruim. Mas ser escravo de Jesus é algo maravilhoso! É tudo aquilo que quem está no mundo quer ter, mas que não lhe foram abertos os olhos!
Poderíamos ficar aqui apenas citando como é extraordinário ser escravo de Cristo! Não estou falando de bênçãos materiais baratas, como você pode estar pensando. Isso se inclui, mas é o mínimo. Falo daquela paz, da segurança, do amor. Falo daquele período de oração impagável! Da certeza da salvação, e da infinidade que é conhecer a Deus.

Meu amigo e pastor Léo China, uma vez me disse que Deus é como o sol! De longe lá está ele pequeno e iluminando a todos. Você o vê e sabe que ele é poderoso. Mas, Se você puder ir chegando mais perto, Mais você verá o quanto ele realmente é grande! Assim é Deus, quanto mais O conhecemos, mais vemos o quanto ele é infinito! e mais queremos conhecê-lO!

Quando estudamos a carta de Romanos, descobrimos que ela é na verdade uma síntese, de tudo aquilo que Paulo pretendia falar. Fica claro que Paulo ensinava horas e horas. Tanto é que Êutico tomado pelo sono caiu e morreu durante um ensino do apóstolo. mostra que Paulo tinha muito o que ensinar.

Portanto eu creio que em uma única palavra, Paulo demonstra como era a sua relação com Cristo. Uma relação tão forte como a de um escravo. Que vivia uma vida inteira para o seu senhor e não tinha uma escolha de se libertar. Ou o escravo tentava fugir ou se matava. Paulo e nós cristãos, ou vivemos com Jesus ou fugimos para o pecado - que é a morte.

Nenhum comentário: