quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

1:9 O Serviço de Paulo

"Porque Deus, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, me é testemunha de como incessantemente faço menção de vós".

Paulo servia a Deus de espírito, ou em outras traduções de coração. Ou seja, Paulo servia com todo o seu ser, com toda sua vontade. Ele se empenhava no serviço para Deus. E assim devemos ter na igreja, na Obra de Deus, este coração de Paulo. Uma atitude verdadeira, interessada em Deus e não no homem. Não em si mesmo. Lloyd Jones conta que em muitos cultos com os líderes de sua igreja, podia ver-se-á todos orando como "santos" falando baixinho, fingindo uma postura "amigável". E que logo depois quando se reuniam para tomar decisões, essas pessoas se tornavam verdadeiros demônios.

Paulo não, servia em espírito. Não buscava a glória dos homens, não queria aparecer. Não era por inveja, não era pra provar nada pra ninguém. Ele servia no seu interior, com tremor e temor. Não apenas no exterior como diz em 2Cor. 4:2 "Antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo o homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade."

Minha família é cheia de pastores, meu avô, meu pai, meu irmão... E é comum as pessoas brincarem comigo, ou não, dizendo: "e aí quando vai virar pastor?" como se eu realmente pudesse decidir ser pastor ou não. Mas não, não quero ser pastor e creio que nunca o serei. Diferente de alguns que "sonham" em ser pastor.

Deus é quem escolhe isso, ele é quem chama. a obra é viver 24hs por dia. E não só aos domingos. Vejam Jonas que fugiu de Deus, vejam Jeremias, ele queria parar de pregar "Então disse eu: Não me lembrarei dele, e não falarei mais no seu nome; mas isso foi no meu coração como fogo ardente, encerrado nos meus ossos; e estou fatigado de sofrer, e não posso mais." Mas não conseguiu, porque ele foi verdadeiramente chamado por Deus para exercer essa obra. E a obra que vem do interior, essa traz vida. Que erro enorme fazer a obra sendo algo obrigado e mecânico do exterior!

Um missionário do Oriente médio, que nos visitou recentemente. Disse que muitos querem "fazer missões" naquele continente, mas que ele mesmo não os deixa. Pois sabe que eles não estão preparados, e quem não está preparado atrapalha! Não é bom querer fazer algo no Reino, quando você não foi chamado por Deus para aquilo.

Vejam, Paulo servia no espírito, o que é o contrario da carne. E fazer a obra pela carne é um erro. Não da frutos. Porque quem faz pela carne quer se gloriar na carne, e a obra sincera é aquela que gloria a Deus. E o que tem acontecido muito nas igrejas, são pregadores que falam de si mesmos. E são os cultos que mais lotam! Porque os ouvintes preferem ouvir histórias legais que saciem sua carne, do que a doutrina de Deus.

O que falar da carne, é: cuidado com o zelo carnal. É difícil diferenciar entre o zelo espiritual e o carnal - que pode levar ao orgulho. A melhor maneira de agirmos quanto a isto, é sermos sinceros com nós mesmos. É orarmos e pedir para Deus nos examinar, é olhar para dentro de nós. Será a melhor maneira de saber.

2 comentários:

Karine Dibai disse...

Muito bom Lucas! No comentário de lloyd sobre os Efésios, quando ele chega na parte dos dons espirituais que são dados a igreja, ele fala que em uma família, o filho que ia para o ministério da palavra ia da mesma forma que o filho que ia para o exército e o que ia para um escritório admnistrativo. Ser pastor virou uma profissão normal.
O que acontece de pior nas igrejas hoje em dia são as pregações focadas na necessidade de vocação. Isso é totalmente antibíblico.

Também tem aquelas grandes atividades de evangelismo e missões que imploram por voluntários... não são voluntários que eles precisam! São de pessoas escolhidas para essa obra! Como você disse, essas pessoas atrapalham. O resultado de 1 pessoa designada por Deus para uma obra prevalece a força de 1 milhão de voluntários que querem se tornar crentes ativos nesta mesma obra. O que falta então, é conhecimento da doutrina, leitura bíblica! Que o Espirito Santo revele isso para a igreja atual.

Anônimo disse...

Parabéns pelo Blog, super construtivo e raro, mas pessoas deviam se interessar por blogs como esse, parabéns!

http://palimundo.blogspot.com/