quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

1:6,7 Amados por Deus

"Entre as quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo. A todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados santos: Graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo."

Vamos nos situar em Roma. A metrópole do mundo, onde aconteciam todos os tipos de pecados, maldades e injustiças. Onde muitos enganadores e adulteradores do evangelho surgiam, como ainda surgem, para confundir a cabeça do povo. Mas Deus, ama as pessoas, todos os romanos eram amados por Deus. Todos nós somos alvo deste amor, e este é o motivo pelo qual todas as pessoas do mundo podem receber o evangelho.

A estes amados, foram chamados. Por mais pecadores que fossem, os romanos foram amados e em seguida chamados para pertencerem a Cristo. "Não vim para chamar justos, mas pecadores" Sobre chamado podemos citar os dois tipos de chamados:

O chamado GERAL, e o chamado EFICAZ. Com um exemplo é muito fácil de entender. Existem dois homens não salvos. Simultaneamente passa um cristão e convida ambos a pertencerem a Cristo. Aí temos o chamado Geral, ambos foram convidados/chamados. Porém apenas um crê e aceita este chamado, este é o chamado Eficaz! È aquele que atinge o objetivo do chamado.

Vemos a palavra "Santo" logo depois. O homem que atende ao chamado, imediatamente se torna um santo! Logo, todos seguidores de Cristo são santos. Como estamos cansados de ouvir, ser santo é ser separado. Obviamente o homem que atendeu ao chamado eficaz é agora alguém separado para Deus. Ele pertence agora a Jesus. Está fora do domínio de satanás e do pecado.

Logo adiante Paulo saúda a estes cristãos com graça e paz de Deus e Jesus. A graça e a paz. Podemos falar que a graça é destinada a nos dar paz. O que é paz? Exite o sentido negativo: os conflitos, insegurança, não conhecer Deus. E o sentido da paz: amizade com Deus, desfrutar de Deus, Andar com Deus. Quando temos paz com Deus, temos também paz interior, não somos inquietos, inseguros, ansiosos. Temos paz com as pessoas, etc. É importante não passar despercebido ainda, que, Paulo coloca Deus E Jesus no mesmo patamar. Ou seja, nenhum é maior do que o outro, pois ambos são um só Deus!

Nenhum comentário: