quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

1:8-11 A Fé dos Romanos

" Primeiramente dou graças ao meu Deus por Jesus Cristo, acerca de vós todos, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé."

Essa fé, não significa uma fé elevada, firme, fiel. Não. Essa fé é a fé salvífica, a fé no sentido de serem salvos. A fé de todo cristão. E os outros cristãos do mundo sabiam dessa fé, e ficavam felizes que os romanos mesmo em meio a metrópole central, onde acontecia de tudo, mesmo assim eram verdadeiros cristãos. Creio que eles eram um exemplo para os outros cristãos de outras regiões. E Paulo está falando justamente isso, que esta noticia chegou ao seus ouvidos e ele deu graças a Deus pela igreja em Roma.

Vamos analisar agora de forma geral o versículo 8 ao15. Nestes versículos Paulo esta falando sobre suas relações com os romanos e ao mesmo tempo está falando de si mesmo.

Vamos ver o que ele fala para os romanos: Paulo quer vê-los, mas diz que por várias vezes foi impedido. Paulo quer confortá-los e fortalecê-los. Este é até o objetivo desta carta. Fortalecer os romanos na fé. Porque não adianta só conhecermos a Cristo e pronto. Temos toda uma caminhada pela frente. E pertencer a Jesus é só o começo, somos ainda bebes espirituais.

Porque, por mais que fossem seguidores de Jesus, o diabo iria fazer de tudo para que eles caíssem e vivessem uma vida infeliz. E o mal de um cristão infeliz é enorme. Ele é uma fruta estragada no meio das outras. A vida de cada cristão está sempre levando uma mensagem ao mundo. Quer seja boa ou ruim.

E sempre é horrível quando sabemos de alguém dentro da igreja, conhecidos de vários anos, que se revoltam e começam a levar uma vida dissoluta. Aí a importância de Paulo confirmá-los na fé. Lembrando sempre que eles estavam em Roma.

Nenhum comentário: