quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

1:8-11 A Fé dos Romanos

" Primeiramente dou graças ao meu Deus por Jesus Cristo, acerca de vós todos, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé."

Essa fé, não significa uma fé elevada, firme, fiel. Não. Essa fé é a fé salvífica, a fé no sentido de serem salvos. A fé de todo cristão. E os outros cristãos do mundo sabiam dessa fé, e ficavam felizes que os romanos mesmo em meio a metrópole central, onde acontecia de tudo, mesmo assim eram verdadeiros cristãos. Creio que eles eram um exemplo para os outros cristãos de outras regiões. E Paulo está falando justamente isso, que esta noticia chegou ao seus ouvidos e ele deu graças a Deus pela igreja em Roma.

Vamos analisar agora de forma geral o versículo 8 ao15. Nestes versículos Paulo esta falando sobre suas relações com os romanos e ao mesmo tempo está falando de si mesmo.

Vamos ver o que ele fala para os romanos: Paulo quer vê-los, mas diz que por várias vezes foi impedido. Paulo quer confortá-los e fortalecê-los. Este é até o objetivo desta carta. Fortalecer os romanos na fé. Porque não adianta só conhecermos a Cristo e pronto. Temos toda uma caminhada pela frente. E pertencer a Jesus é só o começo, somos ainda bebes espirituais.

Porque, por mais que fossem seguidores de Jesus, o diabo iria fazer de tudo para que eles caíssem e vivessem uma vida infeliz. E o mal de um cristão infeliz é enorme. Ele é uma fruta estragada no meio das outras. A vida de cada cristão está sempre levando uma mensagem ao mundo. Quer seja boa ou ruim.

E sempre é horrível quando sabemos de alguém dentro da igreja, conhecidos de vários anos, que se revoltam e começam a levar uma vida dissoluta. Aí a importância de Paulo confirmá-los na fé. Lembrando sempre que eles estavam em Roma.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

1:6,7 Amados por Deus

"Entre as quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo. A todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados santos: Graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo."

Vamos nos situar em Roma. A metrópole do mundo, onde aconteciam todos os tipos de pecados, maldades e injustiças. Onde muitos enganadores e adulteradores do evangelho surgiam, como ainda surgem, para confundir a cabeça do povo. Mas Deus, ama as pessoas, todos os romanos eram amados por Deus. Todos nós somos alvo deste amor, e este é o motivo pelo qual todas as pessoas do mundo podem receber o evangelho.

A estes amados, foram chamados. Por mais pecadores que fossem, os romanos foram amados e em seguida chamados para pertencerem a Cristo. "Não vim para chamar justos, mas pecadores" Sobre chamado podemos citar os dois tipos de chamados:

O chamado GERAL, e o chamado EFICAZ. Com um exemplo é muito fácil de entender. Existem dois homens não salvos. Simultaneamente passa um cristão e convida ambos a pertencerem a Cristo. Aí temos o chamado Geral, ambos foram convidados/chamados. Porém apenas um crê e aceita este chamado, este é o chamado Eficaz! È aquele que atinge o objetivo do chamado.

Vemos a palavra "Santo" logo depois. O homem que atende ao chamado, imediatamente se torna um santo! Logo, todos seguidores de Cristo são santos. Como estamos cansados de ouvir, ser santo é ser separado. Obviamente o homem que atendeu ao chamado eficaz é agora alguém separado para Deus. Ele pertence agora a Jesus. Está fora do domínio de satanás e do pecado.

Logo adiante Paulo saúda a estes cristãos com graça e paz de Deus e Jesus. A graça e a paz. Podemos falar que a graça é destinada a nos dar paz. O que é paz? Exite o sentido negativo: os conflitos, insegurança, não conhecer Deus. E o sentido da paz: amizade com Deus, desfrutar de Deus, Andar com Deus. Quando temos paz com Deus, temos também paz interior, não somos inquietos, inseguros, ansiosos. Temos paz com as pessoas, etc. É importante não passar despercebido ainda, que, Paulo coloca Deus E Jesus no mesmo patamar. Ou seja, nenhum é maior do que o outro, pois ambos são um só Deus!

1:6 Pertencendo a Cristo

"Entre as quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo"

Aqui continua indicando que os romanos também são chamados para pertencerem e obedecerem a Jesus. Onde me lembro da videira, que é Jesus e nós somos os ramos que pertencem a ela. Esse é o chamado principal de Deus para os homens, "Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna". Estar em Jesus é viver em seu corpo, é estarmos na igreja.



A igreja, não é o templo, não são as paredes. Ela é cada um de nós, pertencentes a Jesus. Ela é universal, quando você encontra com outro cristão, logo vem aquela tranqüilidade, aquele sentimento familiar. Aquela paz com a outra pessoa que nada no mundo é mais forte. Nenhum time de futebol, nenhum gosto em comum traz essa paz entre dois irmãos em cristo. Você pode ser um cristão que encontra outro de outra cultura completamente diferente, de outro país. Que mesmo assim vocês sentirão como se sempre fossem amigos. É algo inexplicável, mas que é real.

Quantas vezes viajei para outras igrejas, fiz intercâmbios, e ao chegar em um culto onde não se conhece praticamente ninguém, eu pude me "sentir em casa" . Esse tipo de união só é possível para aqueles que estão em cristo. O evangelho é tão verdadeiro que ele nunca passa. O evangelho não é mera religião feita por homens. Não é algo efêmero. E por isso ele dura e durará para sempre. Por isso ele pode atingir o coração de todos os homens de todos os quatro cantos da terra. Não existe religião, costume, raça nem nada que possa resistir ao evangelho de Jesus.

Já vi até um islamita, consagrado homem bomba, um verdadeiro terrorista. Que em certo momento de sua vida, quando se deparou com o evangelho e a graça irresistível de Deus. Se entregou a Cristo e hoje pertence à Igreja. Nem mesmo na religião em que foi criado desde o nascimento por muitos anos o segurou de conhecer a verdade que é Jesus.

Essa é a força extremamente poderosa do evangelho, de chamar a todos para serdes de Jesus Cristo! Não perca sua oportunidade! Participe da videira hoje mesmo!!!