sexta-feira, 6 de novembro de 2009

1:2 Escrituras Sagradas

" O qual foi prometido por ele de antemão, por meio
dos seus profetas nas
Escrituras Sagradas".

As escrituras sagradas, ou o Velho Testamento era a base da fé dos judeus , e ainda é. Paulo pregava em dois pontos, o primeiro era que convinha que o messias padecesse e ressuscitasse dos mortos. O segundo era que o messias que tanto os judeus esperavam era o próprio Jesus. Mas os judeus acreditam que o messias é na verdade alguém que irá trazer paz e salvação material para o seu povo aqui na terra.

Portanto, Paulo tentava provar esses dois pontos importantes aos judeus. Que esperam ainda hoje que o messias apareça para libertá-los da guerra. De certa forma Paulo queria mostrar que o Velho Testamento em que os judeus liam diariamente, estava profetizando acerca de Jesus, o qual crucificaram.

E realmente é isso o que o Velho Testamento diz! A Bíblia é inerrante! O Velho faz parte do Novo e o Novo cumpre o Velho. E aí está a Bíblia fechada, pois, como vimos a revelação cessou. O Novo não é um substituto do Velho. Muitas vezes tendemos a ler bem mais sobre o Novo Testamento, mas é muito importante que compreendamos o Velho. Ele não deve nem pode ser ignorado.

"Anulamos a lei pela fé?" De maneira nenhuma! Esta confusão que fazemos sobre Jesus ter cumprido a lei, ter abolido ou não a lei, é algo que depende do nosso entendimento entre o velho e o novo. E sobre isto estudaremos mais adiante...

Para finalizar, quando olhamos para estes 4 mil anos desde Genesis até Jesus, aprendemos que deus tem o tempo Dele. E que Ele age sempre a favor de Sua obra. Ele é Dono da obra! Somos apavorados, queremos segurar a arca como Uzá, queremos ter um filho ilegítimo como Abraão. E não temos paciência de esperar Deus agir em nosso favor.

Is. 55: 9 "Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos"

Nenhum comentário: