segunda-feira, 2 de novembro de 2009

1:2 O Evangelho Prometido

" O qual foi prometido por ele de antemão, por meio dos seus profetas nas Escrituras Sagradas".

O evangelho já foi prometido há muito tempo! Como vimos desde Gênesis já existia o primeiro apontamento para Jesus. E assim pelo velho testamento inteiro veremos profecisas acerca de Jesus, e todas elas foram cumpridas. São mais de 300 profecias, e todas se cumpriram. Vemos em Miquéias, 5:2 que Jesus nasceria em Belém, em Zacarias 11:12 vemos que ele seria traído por 30 moedas de prata. No Salmo 22 vem descrevendo a crucificação de Jesus, e até a sua fala: "Meu Deus! Meu Deus! Porque me abandonaste?"

Prometido pelos profetas. Essa palavra profetas significa todas as profecias e profetas do Velho testamento até João. Que são aqueles que prepararam o caminho de Jesus. Lembremos que Deus escolhia a pessoa a ser usada e a enchia do Espírito Santo para realizar uma obra especifica. E esse era o caso dos profetas. A vinda de Jesus é o acontecimento mais importante do mundo. E não é a toa que no ocidente nosso calendário está dividido entre antes e depois de Cristo.

As profecias sobre Jesus desde Gênesis até a sua vinda, datam aproximadamente 4 mil anos. Nos perguntamos: "Porque Deus demorou tanto tempo para enviar seu filho?" Existem coisas que nunca saberemos responder 100%. Mas podemos pontuar duas respostas para isso:

1. Deus queria mostrar que o homem não pode se salvar. Deus deu sua lei para seu povo escolhido, e neste tempo todo nenhum homem conseguiu cumprir fielmente a lei de Deus. O homem não foi capaz de apenas seguir a lei de deus e ser salvo por merecimento próprio, mostrando que é justo aos olhos de Deus. "Mas e Jô, que era homem integro e justo? E Enoque que foi arrebatado? E Elias?" Em Romanos 5:12 veremos "Todos pecaram". Portanto não há um sequer que tenha passado por esta terra sem pecados, a não ser Jesus.

2. O homem pode ver quão grande é o poder do pecado. Já que o homem não conseguiu durante 4 mil anos se salvar, ele se pergunta porque não consegue! E descobre que não consegue porque o pecado é muito mais forte do que ele. E a partir daí sabe que precisa de Deus. Pena que o mundo não reconhece isso. O mundo gosta do pecado e não consegue enxergar que o pecado nos leva à morte! Ninguém quer morrer. O homem tem a eternidade em seu coração. Por isso cada vez mais criamos "métodos de viver" que nos dê mais tempo nesta terra.

Mas é inevitável! Todos nós morreremos. O mundo se preocupa com a morte, porém ele se conforma com ela. Nós salvos somos aqueles que não nos conformamos com a morte, com o pecado e com a condição a qual nos encontramos diante de Deus. Que seja sempre esta nossa atitude diante do pecado, que é poderoso e nos dominou durante 4 mil anos. Mas graças a Deus por ter enviado seu filho para nos tirar desta condição de morte, e nos dar a vida!

Nenhum comentário: