quinta-feira, 19 de novembro de 2009

1:5 Obediência

"Por meio dele e por causa do seu nome, recebemos graça e apostolado para chamar dentre todas as nações um povo para a obediência que vem pela fé"

Este versículo é como se Paulo estivesse falando de si mesmo e de sua transformação, de Saulo para Paulo como vimos anteriormente. Antes, um fariseu perseguidor do evangelho, e agora pela graça de Deus ele é um apóstolo que prega a todas as nações. E isto só é possível acontecer na vida de alguém através da graça concedida por Deus. E é "Por meio dele e por causa do seu nome" que recebemos graça!Vejamos bem, o pecado original de Adão foi a desobediência a Deus, e todo o homem nasce sob o reinado do pecado. A desobediência está em seu sangue. Mas, a partir da ressurreição de Jesus, sangue novo é injetado em suas veias, e o homem começa a obedecer a Deus. Eis o contraste, da desobediência para a obediência e amor para com Deus. E isto só sendo possível pela graça!

Este era Paulo, um desobediente, fariseu, confiava em sim mesmo. Gostava de receber as honras dos homens, soberbo, cheio de orgulho. Andava apoiado em sua religião. Agora Paulo anda em Jesus, agora ele ama os cristãos, e mais! Agora Paulo está chamando "todas as nações para à obediência". Ele quer que as pessoas sejam transformadas assim como ele, que elas saiam da desobediência e amem o verdadeiro e único Deus.

O que é obediência no dicionário Michaelis? Submeter-se, cumprir as ordens, estar sobre autoridade, ficar sujeito, deixar-se governar. Tudo isto é o que o homem em pecado não faz. Ele acha que pode andar por si só, acha ser auto-suficiente e deixa Deus de lado. Mas o apóstolo diz que essa obediência vem pela fé. E como vem a fé? (Sobre a fé veremos nos mínimos detalhes ao chegar no versículo 17) "A fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus" É bem lógico, pois Paulo está dizendo que irá "chamar" as pessoas para conhecerem o evangelho, e se elas ouvirem sobre o evangelho isto poderá gerar fé, e a fé as levará a crer em Jesus. Qual é a obra de Deus? "Que creiais naquele que ele enviou." (Jo 6.28,29).

Resumindo, após o sacrifício de Jesus, é possível que todo homem saia da desobediência, e comece a viver uma vida que Deus aprova, obedecendo-O. Além disso, este mesmo homem irá chamar mais pessoas para à mesma obediência. Até que todas as nações creiam em Jesus. E este é o objetivo do evangelho de Deus, levar os homens a crerem em seu Filho, Jesus Cristo.

Pela nossa obediência glorificamos a Deus. Que possamos assim como Paulo, obedecê-lO com todo o nosso coração, com a nossa vida inteira. Não apenas com palavras, não só mentalmente. Mas com tudo o que somos, com todo nosso fôlego de vida! Nada pode deixar um pai e uma mãe mais felizes do que ver que seus filhos os escutam e os obedecem. Assim também Deus se alegra em nossa obediência, em vivermos uma vida sem esquecê-lo em momento algum. Que seja essa e sempre a nossa missão, glorificar a Deus com nossas vidas!

Nenhum comentário: